terça-feira, 30 de março de 2010

A Identidade de uma Campanha Publicitária num LOGOTIPO


Foi um regalo.

Depois de ler o briefing umas quinhentas vezes, fartar-me de coçar a cabeça a procura da tal "Big Idea", escrever quilómetros de textos, layoutar maquetes de anúncio - outdoor - animatic de TVCs, apresentar ao cliente, receber um "Não" bem redondo, repetir o processo umas 5 vezes, decido começar pela última coisa a que estou habituado que me peçam: Um logotipo, uma identidade visual para a campanha. Deu certo. Ficou claro. Até já nem era preciso ter a famosa "Big Idea".

Por isso digo: Toda a identidade de uma campanha cabe sim num logotipo.

No caso era para a campanha de sensibilização sobre a Redução de Parceiros Sexuais (MCP) que a agência que me paga o ordenado produziu. :)

Confesso que gostei mais do logotipo do que dos posters, anúncios e afins.

he he he

4 comentários:

  1. O logotipo está genial! Parabéns!

    Não concordei muito com o slogan... Não acho que AMOR, em hipótese alguma seja demais... A falta de consciência, a rotatividade de parceiros, as paixões desmedidas, sim! Mas AMOR parece uma palavra muito elevada e sagrada para ser reduzida a um comportamento de risco.
    Única ressalva para não dizer que critiquei.

    Mas o símbolo está, definitivamente, perfeito!

    Marcelo Soriano,
    Ex-Diretor de Criação Usina-Bigger Comunicação
    Santa Maria-RS-Brasil

    Um abraço!

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  2. Errata: onde lê-se "não dizer que critiquei.", leia-se "não dizer que NÃO critiquei.".

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  3. Obrigado pelos comentários, amigo Marcelo.
    Bem, quanto ao slogan: Concordo com o que diz mas a leitura dele não deve ser em separado. O Slogan + o Simbolo complementam-se.
    Olhamos para o simbolo e vêmos promiscuidade e se lermos o slogan percebemos de que "amores" estamos a falar. São os múltiplos relacionamentos sexuais (fazer amor) que se somam formando redes sexuais.
    Neste casos e para os propósitos da campanha (redução de parceiros sexuais) esses amores são DEMAIS pois seria desejável que cada pessoa tivesse apenas 1 AMOR/parceiro sexual de cada vez.
    Foram uns 2 meses de reuniões e discussões para encontrar a melhor abordagem visual para esse tema.
    HE HE HE

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  4. concordo totalmente,tenho 14 anos,sou brasileiro e sou fascinado por marketing,adoro ver e interpretar logotipos e logomarcas(o que demora um pouco xD),achei algo mto bom,estou começando a acompanhar esse blog agora,mas ja achei muito bom,algo que me faz pensar sobre o que fazemos no dia a dia sempre me deixam felizes,porque vejo que sou uma das poucas pessoas que tem senso crítico no Brasil,pois a maioria das pessoas vivem de banalidades,escutam musicas que só falam de sexo,nunca do amor(o setimento),nunca de pensamentos,sómente sexo,nosso programas de Tv infantis não passam mais Dragon Ball Z,e sim programas que falam de celebridades(o que nem sempre é culpa dos produtores,porque eles têm que acompanhar as ideias jovens para manter o emprego),acho que o país Brasil não é mais um país da cultura do futebol pelo amor(e não pelo dinheiro), das festas moderadas(MODERADAS),dos bons amigos.
    resumindo,meu país está se desfazendo de suas raízes,a idade que eu jogava Pokemon,hoje as pessoas vêem pornografia na internet ,é trister ver isso acontecer com uma coisa que,querendo ou não,amamos e nunca deixaremos de amar(a terra de onde viemos).
    acho isso realmente deprimente,e ninguém faz nada para mudar isso,porque são poucos os que tem senso crítico no Brasil.

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